Notícias

23.11.2012 - 14h34
Jogar lixo no chão é falta de cultura
BUTIÁ - Quem passa pela Travessa Victor Hugo, no centro da cidade, tem se deparado com diversos lixos espalhados pelo chão.
O lixo que fica nas ruas e dá trabalho aos garis também tem muito a ver com a falta de educação de alguns moradores que frequentam o centro da cidade. Por conta disso, alguns municípios de outros estados criaram leis específicas para punir os “sujões”.
O problema em Butiá é crônico e já esteve estampado nas páginas do JS por diversas vezes. Nos finais de semana o centro tem grande fluxo de pessoas. Por isso mesmo várias lixeiras foram colocadas no local. Mas pelo visto os tonéis que foram postos para jogar o lixo, as lixeiras recicláveis pintadas de acordo com a reciclagem e um caixote também para colocar lixo, todos estes localizados somente na travessa não fazem muita diferença para alguns frequentadores do local.
Na segunda-feira, a cena se repete, no chão podem ser encontrados principalmente, embalagens vazias, latinhas e copos descartáveis.
Renata Silva, 19 anos, é frequentadora do local e diz que lugar de lixo é na lixeira.
- Aprendi desde pequena a jogar lixo no lixo, manter a casa limpa e são ensinamentos que levamos para a vida. Frequento o centro e coloco meu lixo nas lixeiras que se encontram no local.
Já Júlia Souza, 28 anos diz que multar quem faz isso seja uma boa saída.
- Sei que em algumas cidades jogar lixo no chão dá multa. Acredito esta ser uma boa saída para os frequentadores do local, talvez assim a cidade se conservasse mais limpa.
Lúcia Pereira, 35 anos, aposta nas câmeras para punição.
- Com as câmeras no centro da cidade fica bem mais fácil identificar aqueles que não tem educação e acabam jogando lixo no chão. Se não tem lixeira perto onde estou, procuro uma para descartar meu lixo e tento passar a mesma educação para minha filha.
Carlos Júnior, 42 anos, lamenta ver sua cidade suja.
- É uma pena ver minha cidade assim. Sou consciente do problema no centro, mas ele não se concentra somente ali, em alguns bairros a cena se repete. Acho que educação vem de berço e é preciso mais conscientização dos frequentadores que jogam lixo no chão.