Notícias

23.11.2012 - 14h35
Corpo de bombeiros voluntários lança pedra fundamental da futura sede
BUTIÁ - Após quase dois anos da fundação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Butiá, o CBVB, e de uma luta incansável pela valorização desta causa que a cada dia vem ganhando mais apoiadores, a construção de sua sede agora é questão de tempo.
Na sexta-feira, dia 9, foi lançada a pedra fundamental do futuro Quartel General do CBVB, o primeiro Corpo de Bombeiros Voluntários da Região Carbonífera, em terreno doado pela empresa Transkuhn, localizado na entrada de Butiá, entre as Av. Perimetral do III Exército e Av. Mal. Arthur da Costa e Silva, que virá a beneficiar diretamente Butiá, Minas do Leão e Arroio dos Ratos.
Integrantes da delegação chilena da cidade de Mostazal que estavam participando do 14º Intercâmbio Brasil-Chile, além de prestigiarem o ato, através de intermediação do Diretor do Iecpac José Maria Medeiros fizeram a doação de seis uniformes completos anti-chamas, com capacete, uma doação estimada em R$ 10 mil reais, também doaram vídeos e apostilas de normas internacionais para bombeiros.
Mostazal que possui há 62 anos Corpo de Bombeiros é referência regional na formação de bombeiros. Para o 15º Intercâmbio Brasil-Chile em 2013, quando é a vez da cidade chilena receber a delegação butiaense, através de convite do Prefeito de Mostazal Sérgio Medel Acosta, dois membros do CBVB irão gratuitamente até Mostazal receberem treinamento internacional para prestação de socorro e combate a incêndio.
Para o chefe da delegação chilena e diretor da escola Alberto Hurtado, Arturo Orellana Miguel:
- Fiquei muito surpreso desde a primeira vez que vim a Butiá em 1999 ao ver que a cidade não possuía Corpo de Bombeiros. No Chile a Policia Militar e Civil, assim como Bombeiros são prioridades e responsabilidade do poder público. A partir de agora tenho certeza que será diferente.
O Prefeito de Mostazal Sérgio Medel enfatizou:
- Nosso Intercâmbio tornou-se maior do que duas cidades uma visitando a outra, somos e sempre seremos parceiros mútuos para ajudar esta comunidade em tudo aquilo que for necessário. Hoje doamos seis roupas de combate a incêndios, futuramente poderemos fazer mais, somos cidades irmãs há 14 anos.
A empresa CRM nos próximos dias estará oficializando a doação de um caminhão para ser adaptado para uso no combate a incêndios. A diretoria do CBVB está concentrando suas buscas em uma empresa parceira para doação dos pré-moldados para que seja iniciada a construção do QG durante o ano de 2013, para que se possa já estar prestando serviços mais completos e ágeis para toda comunidade.