Notícias

23.11.2012 - 14h36
Após uma semana, xiv intercâmbio brasil-chile chega ao fim
BUTIÁ - Após uma semana alto astral, onde todos puderam trocar experiências, chegou ao fim mais um intercâmbio realizado entre as cidades de Butiá e Mostazal.
A abertura oficial foi realizada na segunda-feira, 5, no Ginásio Rudi Raguse e segundo o diretor José Maria, o intercâmbio envolveu cerca de 500 pessoas entre alunos, professores, familiares e comunidade.
O XIV Intercâmbio, teve como tema este ano a Sustentabilidade, para representar foram plantados a arvore IPÊ Roxos nas escolas participantes.
- Como de costume a troca cultural através da dança, bem como, a realização no HOKA 8 de uma Olimpíada Estudantil com todos os alunos da 7ª, 8ª e Ensino Médio, juntamente com Professores Brasileiros e Chilenos, respondendo tarefas e realizando atividades esportivas e culturais. Participaram da feira do Livro de Porto Alegre, visitações a empresas em Charqueadas, Corpo de Bombeiros Voluntários e diversas apresentação artísticas Chilenas e Brasileiras. Somados a tudo isto, o convívio familiar com a inserção em novo idioma, explica o diretor.
No encerramento do intercâmbio, sempre é realizada uma reunião de avaliação, onde a delegação visitante avalia as atividades realizadas.
- Por consenso consideraram um grande evento, destacando-se a integração entre os alunos e o carinho demonstrado ponto de destaque, relata José Maria, que completa,
- Cada vez mais, o Intercâmbio se encerre na Comunidade, prova disto foi à doação das roupas e equipamentos aos Bombeiros Voluntários de nossa Cidade, e o apadrinhamento destes voluntários por parte da Delegação Chilena.
Foi realizado um coquetel de despedida com apresentação do grupo Universo em Dança (Folclore Gaúcho estilizado), juntamente com um cerimonial emocionante de despedida, segundo os presentes.
Ano que vem é a vez do Brasil visitar seus irmãos chilenos. Para isso no início do ano letivo já começam as reuniões juntamente com os ensaios de dança e de canto. A escolha dos alunos que farão a viagem se deve ao fato de ser merecedor, se qualificando através da sua postura, comportamento e comprometimento com os estudos. Também são utilizados como critério os alunos que recebem seus irmãos, estes ganham o passaporte para a viagem.