Notícias

23.11.2012 - 14h45
Precisamos cuidar de nossas praças
BUTIÁ - Como é bom, principalmente no verão levar as crianças para brincar na praça. Mas está ficando cada vez mais difícil, pois o estado de conservarão das praças da cidade estão péssimos, e o lugar que era para ser diversão está se tornando perigoso para as crianças.
Conscientizar os moradores sobre a importância de conservar o bom estado das praças e espaços públicos é uma missão difícil, mas está na hora disso acontecer. As praças da área central estão uma vergonha além de estar perigoso para as crianças brincarem, devido a muitos brinquedos quebrados.
Quando pensamos em o que é uma cidade, vários pensamentos, imagens e reflexões aparecem em nossa cabeça. Sabemos que as cidades são compostas por ruas, bairros, casas, prédios, comércios, indústrias e por pessoas. A população de uma cidade pouco se pergunta, ou quase nunca, sobre os espaços que formam a cidade, os espaços públicos e os espaços privados. O que são eles? Você sabe responder?
Toda cidade está dividida entre os espaços públicos e os privados. Os espaços públicos são os lugares administrados pelo governo e pertencem à população, são exemplos de espaços públicos: as praças, as ruas, os parques, as avenidas, etc.
Os espaços privados pertencem a alguém, como pessoas ou empresas, são exemplos de espaços privados: casas, lojas comerciais, escolas particulares. Geralmente, os espaços privados ou particulares são mantidos pelos proprietários, eles cuidam e fazem a manutenção para a sua preservação.
Os espaços públicos são de responsabilidade do governo; as prefeituras, por exemplo, cuidam das praças, fazendo a manutenção dos bancos e dos jardins.
Mas quem ajuda a preservar e cuidar dos espaços públicos deve ser a população que é a responsável por manter os espaços públicos preservados. Entretanto, muitas pessoas contribuem para a destruição desses espaços, muitos monumentos são pichados e destruídos por essas pessoas.
Sabemos que os atos de destruição e deterioração dos espaços públicos é crime e o infrator pode ser preso. Dessa maneira, como cidadãos, temos o papel de garantir que os espaços públicos sejam preservados, a conscientização dessa preservação deve fazer parte da rotina e da vida da população.