Notícias

23.11.2012 - 14h45
Butiaenses na romaria de nossa senhora medianeira
BUTIÁ - Butiaenses participaram da 69º Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira na cidade de Santa Maria.
Há quase 70 anos, o segundo domingo de novembro é reservado para a romaria em homenagem a Nossa Senhora Medianeira. Devoção que começou na Bélgica se espalhou para o Brasil a partir da cidade de Santa Maria.
Uma multidão tomou as ruas de Santa Maria no domingo, 11. Cerca de 300 mil féis participaram da procissão, demonstrando sua fé na padroeira do Estado, entre os quais, diversos moradores da região.
Os romeiros acompanharam a imagem da Mãe, que saiu da Catedral Metropolitana de Santa Maria, na Avenida Rio Branco, por volta das 8h15 e seguiram até o Santuário-Basílica da Medianeira, na Avenida Medianeira. Este ano a imagem de Medianeira não estava sozinha, a presença da Cruz Peregrina seguiu na romaria ao lado da imagem da Medianeira e inspirou o tema do evento deste ano: Com Maria aos Pés da Cruz. Ao contrário de outros anos, quando foram religiosos de fora da cidade que presidiram a romaria, nesta edição, o arcebispo dom Hélio Adelar Rubert presidiu a missa principal.
A cidade de Butiá, estava representada pela Associação dos Moradores do Bairro Medianeira, que realizou uma excursão, lotando um ônibus, que saiu na madrugada de Domingo às 3h30, levando vários associados, simpatizantes, amigos e colaboradores da entidade, também as irmãs: Inês e Adália da Congregação Imaculado Coração de Maria, representando a Igreja Santa Terezinha.
Em Butiá, é realizado a procissão e os festejos Populares em Devoção a Nossa Senhora Medianeira, pela Associação Medianeira no 3º domingo do mês de maio, que também se comemora o mês de Maria e das mães.