Notícias

05.12.2011 - 14h17
Hps mais próximo que porto alegre
REGIÃO - O Estado quer implantar um Hospital de Pronto Socorro Regional em Rio Pardo, a idéia é aproveitar a estrutura do Hospital dos Passos, reduzindo pela metade o custo do projeto.
A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) sugeriu nesta sexta-feira, durante audiência pública da Comissão de Saúde e Ambiente da Assembleia Legislativa para discutir o projeto de construção do Hospital de Pronto-Socorro Regional (HPS), que a estrutura seja instalada junto ao Hospital dos Passos, em Rio Pardo. Até então a instalação do HPS estava prevista para uma área às margens da RSC-287, em Santa Cruz do Sul. O hospital atenderá pacientes de toda a região.
A ideia é evitar gasto com a construção de um novo prédio e, com isso, ganhar tempo. O custo do projeto cairia de cerca de R$ 100 milhões para R$ 50 milhões. O Estado não descarta que, se aprovado, o HPS Regional comece a funcionar ainda em 2012 em Rio Pardo. “Para isso um passo importante seria a negociação com a irmandade que administra o hospital, principalmente em relação às dívidas”, disse o prefeito de Rio Pardo e presidente do Cisvale, Joni Lisboa da Rocha (PTB).
Ele admite que há complicadores no projeto, mas comemora que a cidade tenha entrado nos planos do Estado.
“Se tudo der certo teríamos na cidade um hospital de média e alta complexidade com mais de 200 leitos, sendo 20 de UTI. Isso tudo pelo SUS”. O prefeito de Sinimbu e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Mário Rabuske (PP), disse que a cidade onde ficará o HPS é irrelevante. “O importante é que tenhamos este serviço na região”.