Notícias

05.12.2011 - 14h27
Fisioterapia butiá, 3 décadas atendendo à comunidade
BUTIÁ- A Fisioterapia Butiá que esta na cidade desde 1979 e por onde já passaram milhares de pacientes, em breve estará mudando para seu novo endereço.

Foto: MANO MEDEIROS

Diariamente mais de 100 pessoas são atendidas

O que é
A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos. Sua aplicação necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas, o ultra-som, entre outros recursos, sobre o organismo humano. É a área de atuação do profissional formado em um curso superior de fisioterapia. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterapêutico), dar diagnóstico cinético-funcional, prognóstico, intervenção e alta fisioterapêutica.
Importância
O papel da Fisioterapia é de extrema importância no processo de cura, pois ela intensifica a recuperação física, contribui para a máxima melhora das funções lesionadas, para a recuperação dos movimentos e melhora da dor. Conseqüentemente, ela proporciona bem estar físico geral. Na sua função preventiva, ela contribui também, para uma vida saudável e plena, sobretudo a partir da plenitude da realização física, a fisioterapia acelera o processo de cicatrização, contribui na redução do processo inflamatório, previne e/ou reduz as aderências, que limitam a amplitude do movimento dos tecidos que sofreram algum tipo de trauma. Ela evita também, possíveis complicações que poderiam surgir após cirurgias ou longos períodos de imobilização, e alivia os quadros dolorosos. Existem certos casos cirúrgicos que dependem da fisioterapia para obter o resultado desejado, como no caso de cirurgias ao joelho.
Nas patologias reumatológicas, tais como artrite, artrose, gota, bursite e outras, ela ajuda a reduzir sua progressão e a minimizar os seus incômodos, onde a rigidez articular, a dor e a inflamação estão sempre presentes e tendem a progredir. Portanto, a Fisioterapia tem uma importância fundamental no processo de cura, tanto pré e pós-operatória quanto pós-acidente, bem como nas patologias osteomusculares e nas auto-degenerativas.
Fisioterapia Butiá
Presente na cidade desde o ano de 1979, atende atualmente mais de 100 pacientes por dia, tanto do SUS, Unimed e particular. Instalada no antigo colégio das Irmãs, funciona das 8:00 às 18hs tendo como responsável técnica a Dra. Ana Maria Silveira, conta ainda com Dr. Carlos Alberto Ladeira (clinico geral), Dra. Carmem Ligia (pediatra) e as fisioterapeutas: Claudia Cunha, Súelen Moura e Francielli Santos.
Mudança
Está sendo construído um novo e amplo prédio na av. Leandro de Almeida, bem em frente ao CTG Saudades do Pago, que em breve irá abrigar a clínica. Trata-se de um prédio com espaços mais amplos que contará com novas especialidades médicas e foi planejado especialmente para facilitar o acesso dos pacientes, tudo para melhor atender a comunidade.