Notícias

05.12.2011 - 14h43
A noite que o esqueleto do poço 2 ardeu em chamas
BUTIÁ - Um incêndio de grande proporções consumiu boa parte de todo o lixo acumulado na área do Esqueleto do Poço 2, na noite da terça-feira, 29 , assustando os moradores do bairro São José.

Foto: MANO MEDEIROS

Impossível descrever a intensidade que o fogo e a fumaça atingiram

Todos os anos
Todos os anos acontece um incêndio deste material ali depositado, com a fumaça produzida sufocando boa parte dos moradores do bairro São José. Eles até passaram boa parte deste ano avisando e alertando as autoridades de que poderia se repetir o fato, quando se aproximasse o verão. Mesmo assim nada foi feito, e o material continuou a ser depositado no mesmo local.
Montanhas
Quem teve oportunidade de passar no local nos últimos meses pode constatar que o material que ali era depositado, dia a dia estava atingindo proporções imensas, formando verdadeiras montanhas de lixo, galhos, moveis velhos, tudo lá depositado, e secando ao sol. Estava muito fácil de prever o que poderia acontecer a qualquer momento, e que desta vez ao contrario dos anos anteriores, devido a grande quantidade de lixo, não era só a fumaça que poderia causar transtornos e preocupava.
Incêndio
Na noite de terça-feira, 29 , após uma seqüência de dias extremamente secos e de muito calor aconteceu o que todos previam, um incêndio de grandes proporções consumiu durante horas o material depositado ao lado do Esqueleto do Poço 2.
Difícil descrever com palavras aquilo que foi presenciado neste incêndio, a grande quantidade de material seco queimando todo ao mesmo tempo produziu tanto calor que talvez só seja comparável ao da boca de um vulcão. Labaredas com vários metros de altura que tudo iluminavam e muita fumaça que pode ser vista em quase toda a cidade.
Ajuda
Muitas pessoas acorreram ao local, mas quase nada havia à fazer, mesmo depois com a chegada de caminhões pipa de empresas locais, Tazay, Florestal Barra, e do maquinário da prefeitura muito pouco pode ser feito, a não ser esperar que o fogo consumisse a maior parte do material, para que as labaredas baixassem e as maquinas pudessem ir amontoando o que restou do fogo. No dia seguinte uma grande quantidade de fumaça ainda tomava conta do local.
Limpeza
Na manhã de ontem maquinas da empresa Fagundes estiveram no local e em pouco tempo realizaram excelente trabalho, deixando a área limpa e aplainada. Esperamos que a prefeitura comece dando o exemplo não colocando mais lixo junto ao esqueleto.
Prefeito
Em manifestação na Radio Sobral o prefeito Paulo Machado comentou sobre o acontecido:
“Sabíamos do problema ali, mas este ano ultrapassou a medida em termos de colocação de resíduos de podas lá. Assumo toda a responsabilidade sobre aquela área do esqueleto, mas nós vamos corrigir , nós vamos a partir de janeiro sim trabalhar e abrir licitação para contratar uma empresa para triturar os galhos”