Notícias

17.12.2011 - 10h37
Rompimento de acordo provoca disputa pela mesa diretora
BUTIÁ - Durante a semana, após inúmeras reuniões foi rompido o acordo entre PP e PTB para a direção da Câmara de Vereadores. Duas chapas estão inscritas e irão decidir no voto quem dirigirá a casa no último ano da legislatura. A seguir estamos publicando os documentos que deram origem a disputa.
Teor do Ofício PTB ao PP
O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) vem informar que’ conforme acordo firmado entre PP e PTB para administrar o Poder Legislativo no ano de 2012 fica acertado conforme discriminação abaixo:
Presidente: Alemão do Bar, PTB
Vice Presidente: Pena Branca PTB
1º Secretário PP
2” Secretário PP
Diretor Administrativo PP
Diretor Jurídico PP
Diretor financeiro PTB

Resposta do PP ao ofício do PTB

A Bancada do Partido Progressista de Butiá. através de seus Vereadores, vêm, respeitosamente, às presenças de Vossas Excelências, em que o pese o convite para a composição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, expor e ao final dizer o que adiante segue:
1. No início da presente Legislatura, a nossa Bancada firmou Acordo Parlamentar com os Vereadores da Bancada Trabalhista para composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, para viger durante os quatro anos do atual mandato, tendo por escopo, naquela época, unir as bancadas de oposição;
2. Em que pese terem os Vereadores do PTB, no curso do presente mandato, trocado de posição, passando a integrar a base do governo municipal, nunca invocamos essa nova situação para falar em rompimento do acordo, mesmo que essa mudança de posicionamento nos tenha parecido estranha e fora do nosso agrado. Por outro lado, muito embora o ponto central do acordo tenha sido para unir as bancadas de oposição, como já dito, isso não restou expresso no referido Acordo. Porém, não há que negar que no momento em que a Bancada Trabalhista aderiu à base do governo municipal, ficou evidente o distanciamento com a Bancada Progressista - os discursos foram mudados, assim como os posicionamentos e votos;
3. Buscando desculpas ou motivos para destratar o Acordo, já não mais interessante para a Bancada Trabalhista, o Vereador Pena Branca, ao ser criticado na Tribuna da Câmara em pronunciamento feito pela Vereadora Rita, teria autorizado o seu Assessor a dizer aos estagiários que eles seriam demitidos até o final no ano, por culpa da referida Edil, dando a entender que o Acordo existente teria terminado com aquele pronunciamento. Ora, o acordo em tela também não continha cláusulas de censura que impedisse ou proibisse um Vereador de contestar ou criticar o outro;
4. Não obstante isso, a Bancada Trabalhista, na última semana, demonstrou claramente que não mais pretendia manter o Acordo, pois enquanto vinha protelando a data para a realização de uma reunião com a Bancada Progressista para montar a chapa da futura Mesa Diretora, agia em outra direção, patrocinando encontros e reuniões com Vereadores de situação, até mesmo com o Prefeito Municipal, visando um novo acordo para a composição da Mesa Diretora inclusive ofertando cargos em troca de apoio. Tal situação é confirmada pelos Vereadores Cadoda e Daniel Almeida, os quais foram procurados pelos vereadores da Bancada Trabalhista, bem como pelo seu Presidente para fazer parte da composição da nova Mesa Diretora;
5. Não obstante as frustradas tentativas de buscar novos parceiros, a Bancada Trabalhista, vendo não restar outra alternativa, passa a convidar os Progressistas para, juntos, comporem a nova Mesa Diretora, invocando, para isso, o indigitado Acordo Parlamentar, o mesmo que seus integrantes ousaram descumprir quando passaram a procurar outros Vereadores para negociar a composição da nova Mesa Diretiva;
6. O quadro descrito acima evidencia de forma clara e inequívoca que as iniciativas patrocinadas pela Bancada Trabalhista em se reunir com outros vereadores para negociar a composição da nova Mesa Diretora, preterindo os Vereadores Progressistas, configura rompimento, de forma unilateral, do acordo indigitado. Em assim sendo, comunicamos Vossas Excelências, face convite formulado, que não temos interesse em formalizar um novo Acordo com a Bancada dessa Grei Trabalhista para a composição da nova Mesa Diretiva.
Versão do PT sobre o fato
Guilherme Machado do PT concorre à presidência da Câmara
Na próxima segunda-feira, 19, será realizada na Câmara Municipal a eleição da Mesa Diretora para o ano de 2012. Disputam duas chapas: uma composta pelo vereador Cadoda (PSD) como presidente; vereador Rato (PP), vice-presidente; vereador Dedé Tintas (PP), 1º secretário e vereador Daniel Almeida (PT), 2º secretário. E a outra chapa composta: pelo vereador Guilherme Machado (PT), como presidente; vereador Alemão do Bar (PTB), vice-presidente; vereador Eliseu Andrin (PPS), 1º secretário e vereador Oliveira Pena Branca (PTB), 2º secretário. Segundo o candidato do PT, vereador Guilherme Machado “nossa chapa é composta pelos três partidos (PT, PPS e PTB) que hoje são a base de sustentação do governo municipal. Acredito em uma profunda reflexão do companheiro de bancada, vereador Daniel Almeida (PT), para que re-avalie seu posicionamento. Não acredito que ele tenha fechado acordo com o PP tão somente por ser dado a ele o poder de indicar cargos na Câmara Municipal, dois estagiários e o CC de Assessor de Imprensa, conforme me confidenciou o vereador Cadoda. Da mesma forma que até então seria inimaginável vê-lo, depois de tantos “arranca-rabos”, ao lado do vereador Dedé Tintas para lhe assessorar como seu 2º secretário”.

Relato sobre articulações Mesa Diretora 2012

Na oportunidade em que as executivas do PT e PPS selaram acordo político com o PTB vislumbrando composição ao pleito de 2012, foi colocado pelo presidente Gilberto Félix, e pelos vereadores Pena Branca e Alemão do Bar e demais membros da executiva do PTB que teriam compromisso com o PP para composição e manutenção da Mesa Diretora, nesta legislatura. Portanto, o PTB, afirmou que não haveria possibilidade de compor com PT e PPS a Mesa da Câmara para 2012. Na oportunidade nós do PT, e o PPS, compreendemos e colocamos que se surgisse uma nova situação e nós viéssemos a compor a Mesa, não exigiríamos o poder de indicação de Cargo de Comissão (CC) algum da Câmara, e sim, apenas, nossa presença na Mesa Diretora da Câmara de Butiá.
Após a vereadora Rita do PP afirmar em tribuna que o PTB de Butiá “era vendido”, um novo cenário despontou. O PTB devido às calúnias diferidas pela vereadora passou a reavaliar a manutenção do acordo com o PP, e então, após os ataques proferidos pela vereadora, iniciaram-se conversações informais entre PTB, PT, PPS e PSD vislumbrando possibilidade de composição da Mesa para 2012.
Na última segunda-feira, 12, reunimo-nos, os vereadores das bancadas do PT, PTB, PPS e o vereador Cadoda do PSD, e então surgiu uma nova situação: Cadoda e Daniel, que, anteriormente, quando das articulações que firmaram compromisso pré-eleitoral entre PT, PPS e PTB não exigiriam CC algum para compor a Mesa com o PTB, agora, não abriram mão de cargos, exigiram a distribuição dos cargos.
Na quarta-feira, 14, os vereadores Daniel Almeida (PT) e Cadoda (PSD), juntamente com os vereadores Rato e Dedé Tintas da bancada do Partido Progressista, partido de oposição ao governo municipal, apresentaram requerimento de inscrição de chapa para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, sendo: Cadoda (PSD) o Presidente; Rato (PP) o vice-presidente; Dedé Tintas (PP) o 1º Secretário e Daniel Almeida (PT) o 2º Secretário.
Nossa chapa é composta pelos partidos da base de sustentação do governo municipal e acredito em uma profunda reflexão do companheiro de bancada, vereador Daniel Almeida (PT), para que re-avalie seu posicionamento. Não acredito que o vereador Daniel tenha fechado acordo com o PP tão somente por ser dado a ele o poder de indicar dois estagiários e o CC de assessor de imprensa da Câmara, conforme me confidenciou o vereador Cadoda.