Notícias

26.12.2011 - 14h52
Adolescente se afoga ao banhar-se em açude
BUTIÁ- Na tarde de terça-feira, 20, o jovem Cleberson Salerno Pereira, 15 anos, perdeu a vida ao tomar banho nas águas traiçoeiras do açude do Tênis Clube.

Foto: MANO MEDEIROS

Equipe de mergulhadores realizaram o resgate do corpo do menino

Açude
Muito procurado para o banho na época de calor, o açude do Tênis como é conhecido já fez algumas vítimas ao longo do tempo. Hoje as águas do açude apresentam muita sujeira e lixo, mas nem isso impede que muitos jovens procurem o local para o banho e para a pesca.
Perigo
Como em todo açude que possui uma taipa, este é o local mais fundo e perigoso para o banho, e por isso mesmo deveria ser evitado, mas via de regra é onde os jovens banhistas gostam de ficar, correndo o risco de acontecerem afogamentos.
Amigos
O Jovem morava com seus pais, Cleber e Neusa e mais uma irmã de 4 anos, numa rua próximo a sede da associação do Bairro Cidade Alta, ele estudava na escola Marechal Rondon, e nos dias mais quentes costumava ir até o açude, em companhia de um amigo que mora perto, para se banharem.
Afogamento
Na tarde mormacenta de terça-feira, logo após o almoço, os dois amigos foram até o açude, lá chegando Cleberson, começou a entrar na água neste local mais fundo na taipa, quando repentinamente começou a debater-se a afundar, o outro jovem que estava junto tentou socorrê-lo, mas tudo aconteceu muito rápido e ele não pode salvar seu amigo.
Apoio
Imediatamente a Brigada Militar e a Policia Civil foram avisadas do ocorrido e se dirigiram para o local, foi providenciado o pedido da vinda dos homens rãs do Corpo dos Bombeiros para encontrar o corpo do jovem. Cleber, o pai do menino, que no momento estava trabalhando, foi avisado e chegou no local muito abalado, vários veículos da empresa Fagundes onde ele trabalha, haviam chegado antes com encarregados e alguns de seus colegas de trabalho, que imediatamente lhe ampararam prestando apoio e auxílio naquela hora tão difícil.
Resgate
Os primeiros bombeiros que chegaram vieram de São Jerônimo, como não dispunham de equipamento de mergulho, tentaram localizar o corpo utilizando uma corda com um gancho na ponta, um dos bombeiros mergulhava, mas sem equipamento, não tinha como fazer uma busca mais completa. Após uns 40 minutos chegaram os bombeiros de Porto Alegre, um dos soldados, com o equipamento de mergulho, logo entrou na água, e após alguns minutos de busca ele acabou encontrando o corpo, e com o auxilio de seus colegas o retirou da água.
Luto
Várias Professoras do Instituto Marechal Rondon que lecionavam para o menino estiveram no local, e lamentavam o fato acontecido, foi decretado luto, e os alunos da escola não participaram da solenidade de entrega dos diplomas de alunos nota dez, que aconteceu à noite, no ginásio municipal. Ficou para outra data a entrega dos diplomas aos alunos da escola.
Sepultamento
Como a família é oriunda de Caçapava do Sul, o sepultamento do jovem foi realizado quarta-feira, 21, naquela cidade. Um ônibus lotado, levando professores e alunos do Rondon, foi até Caçapava, para um último adeus ao colega Cleberson.