Notícias

26.12.2011 - 15h35
Candidatura de paulo almeida provoca racha no pt
BUTIÁ- O registro da pré-candidatura de Paulo Almeida à disputa interna na indicação do nome que vai concorrer a prefeito, provoca uma divisão interna no PT, até com a demissão de um secretário municipal.
Descontentamento
Faz algum tempo que uma corrente do partido dos trabalhadores esta descontente com a forma que o município esta sendo administrado, vários indícios deste descontentamento foram percebidos nos últimos tempos.
Candidatura
O indicio mais forte de que nem todos concordam com a atual administração foi o registro de uma candidatura para disputar com o atual prefeito a indicação dentro do partido para ver quem será o candidato escolhido. Isto que o atual prefeito já havia se lançado como candidato natural faz alguns meses, lembram, da frase : Natural no PT só iogurte” .
Mesa diretora
O fato culminante desta divisão aconteceu no episódio da eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores, onde o vereador Guilherme e o vereador Daniel ficaram em lados opostos.
Divisão
O vereador Daniel alega que foi deixado de fora das reuniões onde foi tratado da composição da nova mesa, o vereador Guilherme diz que o vereador Daniel não retornou suas ligações, e que mudou de posição quanto a indicações de cargos para compor a nova mesa diretora.
Demissões
Logo após a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores, onde o vereador Daniel votou com o PP, tradicional adversário do PT, aconteceu uma reação por parte do Governo Municipal, que alegando falta de confiança, demitiu todos os cargos de confiança (CC) que haviam sido indicados pelo vereador Daniel, as demissões foram sumárias e atingiram até o competente secretário Elton Lima que perdeu o seu cargo, por conta desta picuinhas partidárias.
Versões
Todo este episódio foi tornado publico através dos microfones da Radio Sobral, a seguir algumas das colocações feitas pelos dois vereadores, os principais protagonistas desta divisão dentro do partido.
Vereador Guilherme:
-Dia 8, telefonei para o vereador Daniel para conversar e construir um posicionamento uniforme da bancada do partido em relação a eleição da mesa diretora.
-Falei ao vereador Daniel que independente das divergências internas do partido e do governo, nós teríamos capacidade de consolidar um posicionamento unificado, ele me disse que no momento estava ocupado e que mais tarde me ligaria, só me retornou a ligação na segunda-feira, dia 12, dizendo que precisava conversar comigo.
- No domingo dia 11, lá fora, na Festa Rural encontrei o Paulo Almeida, irmão do vereador, e repeti à ele o que anteriormente havia dito ao seu irmão Daniel, que independente das divergências internas do Partido e do Governo, nós tínhamos capacidade para construir um posicionamento uniforme com relação a mesa da Câmara.
- O vereador Cadoda e o vereador Daniel que anteriormente nas articulações que firmaram compromisso pré-eleitoral para a chapa majoritária para a eleição do ano que vem, entre PT-PPS-PTB, afirmavam que não exigiriam cargos para compor a mesa com o PTB em 2012, agora não abriram mão de cargos, e exigiram a distribuição dos cargos da Câmara.
- O que é inimaginável e difícil de compreender, é que a intolerância deste grupo dentro do partido, que discorda da atual administração, seja maior do que a intolerância com o vereador Dedé Tintas por exemplo, já que o vereador Daniel ao longo dos últimos 3 anos protagonizou diversos “arranca-rabos” e agora estão juntos, e o vereador Daniel segundo regimento da casa vai assessorar o vereador Dedé.
- Então as diferenças entre o Vereador Daniel e o vereador Dedé, são menores do que as diferenças entre ele e eu , ou entre ele e o prefeito Paulo Machado.
- Os cargos em comissão CC, são cargos de confiança, e o prefeito municipal precisa ter a confiança em relação as pessoas que estão apresentando o seu trabalho, e na minha avaliação perde-se a confiança em relação a atitudes como esta do vereador Daniel.
Vereador Daniel Almeida:
- O partido dos trabalhadores não tem dono , o partido tem regras, partido não é um feudo, com donos.
- A parte do partido que eu represento não vive de cargos, vivemos de idéias e de ideais,
fui eleito por uma tendência para poder representar uma parte do partido, e essa parte do partido não se dobra a vontade daqueles que querem se adonar e fazer da prefeitura as suas mini-prefeituras,
- A partir desta represaria nós entramos em contato com a estadual do partido, que devem vir até o município
- No caso da demissão do secretario Elton Lima, o prefeito não perdeu a confiança como foi dito, isso não foi atitude do prefeito, mas sim de pessoas que cercam o prefeito, destas pessoas que querem dominar o partido.
- O presidente Lula já dizia que o PT tem alguns aloprados, e infelizmente aqui em Butiá tem uns alopradinhos que estão tentando terminar com o partido, mas nós não vamos deixar, que o partido dos trabalhadores seja exterminado e vamos lutar até o fim, com cargos ou sem cargos, o meu mandato vai ser respeitado e nós temos legitimidade.
- O secretario e os cargos por mim indicados estão sendo exonerados, não porque votei em mim mesmo na mesa da Câmara , mas porque o ex-secretario Paulo Almeida se inscreveu para concorrer dentro do partido à indicação de candidato a prefeito