Notícias

07.12.2012 - 14h36
Grande público acompanha procissão de santa bárbara
BUTIÁ - Neste ano a tradicional procissão de Santa Bárbara teve um grande publico, bem maior que em anos anteriores, além das pessoas com mais idade, muitos jovens acompanharam a imagem da Santa.

Mesmo com a redução do numero de mineiros acontecida nos últimos tempos, e do trabalho hoje acontecer à céu aberto, e não mais nas minas com galerias subterrâneas, onde o perigo de acidentes era uma constante, a fé e devoção à Santa protetora continua inabalável, e passando de geração em geração.
PROCISSÃO
Na noite de segunda-feira,3, um grande numero de fiéis participava da novena, e um numero maior ainda de pessoas fora do pavilhão aguardava para acompanhar a procissão. Foram centenas de pessoas que acompanharam as imagens da santa rezando e entoando os cânticos de homenagem a padroeira dos mineiros, muitos percorrem o caminho de pés descalços, outros carregam velas, e buquê de flores em homenagem à santa.
RENOVAÇÃO
Tanto durante a procissão como no salão Paroquial de Santa Terezinha, onde a imagem da santa pernoitou foi possível constatar a grande fé e devoção dos fieis, alem das pessoas com mais idade, foi muito significativo o numero de crianças e jovens presentes, o que representa que a devoção na Santa Protetora dos Mineiros esta se renovando e passando dos pais para filhos.
CONCURSO
Além das apresentações realizadas no Salão de Festas, na Vila Nova, aconteceu a escolha do Mineirinho e Rainha da Festa de Santa Bárbara. O critério de escolha foi através de votos vendidos pelos participantes para angariar fundos para a comunidade de Santa Bárbara.E ainda no domingo foi realizado o sorteio da Tômbola de Santa Bárbara.