Notícias

03.12.2015
Como gastar menos nas compras de Natal
As festas de fim de ano estimulam os gastos. Roupas novas, confraternizações, bebidas, presentes de Natal… Para muitos, tudo é motivo para gastar mais nessa época do ano.
O grande problema é que muitas pessoas gastam mais que o orçamento permite. E o pior: se esquecem dos impostos e das contas que estão por vir.
Como já dizia a fala popular: “muita calma nessa hora”.
É preciso comprar com sabedoria para que o Natal não se torne o pesadelo das dívidas. Gastar mais não significa presentear melhor.
1. Planeje as compras de Natal
Quem será presenteado? Pergunte-se se todo mundo que você pensa em presentear realmente precisa ser presenteado. Faça uma lista de compras com os nomes das pessoas e ideias de presentes. Crie um plano de compras com os lugares que pretende visitar. E o mais importante: compre com antecedência. Não deixe para o último momento. Assim, você terá mais tempo, flexibilidade e criatividade para encontrar todos os presentes de Natal.
2. Defina um orçamento
Determine quanto gostaria de gastar com cada presente. Respeite a sua realidade financeira. Não faça dívidas exorbitantes apenas para presentear. Estabelecer limites é importante para não cair nas complicações das compras.
3. Pesquise
Não compre na primeira loja que entrar. Tenha paciência para encontrar bons preços. Compare os preços cuidadosamente. E, não se esqueça de usar a internet como aliada nas compras. Muitos produtos podem ser encontrados em lojas on line com melhores preços.Comprar pela internet pode ser vantajoso! Faça as contas (incluindo o frete e compare com o seu gasto de deslocamento até a loja). E, se for pensado com antecedência, dá até paracomprar no ebay e outros sites estrangeiros (como o AliExpress), que são muito mais baratos.
4. Troque presentes por lembrancinhas
Há muitos mimos lindos para presentear. Não é preciso aquele presente colossal. O que vale é a intenção. Só o fato de presentear já demonstra atenção, carinho. Seja honesto com você mesmo é mais importante que tentar impressionar com qualquer presente.
5. Crie presentes
Que tal usar a criatividade? Você pode criar alguns presentes no maior estilo “faça você mesmo”. Presente DIY (“do it yourself) é muito bacana porque traz, de alguma maneira, um pouco da pessoa. Muitas vezes, a pessoa pode até descobrir um dom pessoal durante o processo de “fabricar” os presentes de Natal. Que tal uma vela aromática? Cookies? Brownie especial de Natal? Panetones caseiros?
6. Gastos e pagamentos anotados e planejados
Como você vai pagar cada presente? Evite o excessivo parcelamento das compras. Parcele o mínimo possível. Não arraste os pagamentos dos presentes de Natal para os meses seguintes. Outro ponto importante é sempre estar por dentro dos gastos. Anote tudo, acompanhe a sua fatura de cartão de crédito. Utilizar uma planilha pode ajudar a ter controle dos gastos.
7. Peça descontos
Pechinchar é uma excelente maneira de economizar. Peça descontos! No fim das contas, você vai perceber que economizou muito. Estude as formas de pagamento que lhe trarão mais vantagens financeiras.
Independente do seu orçamento, essas dicas ajudam a gastar com sabedoria.